Publicado por: flavioguima | 13 julho, 2009

Google anuncia seu sistema operacional

Google anuncia seu sistema operacional

Sistema operacional do google é baseado no Chrome e roda sobre um kernel Linux

Google Chrome OS

Google Chrome OS

Agora é oficial!
Como alguns já previam o Google anuncia oficialmente seus planos para o lançamento de um sistema operacional.

Segundo a Google, o sistema será como uma “extensão natural” do Chrome e tem seu lançamento previsto para 2010 com o nome de Chrome OS.

“Já mantinha-mos negociações com nossos parceiros. Agora queremos compartilhar nossos planos para que as pessoas conheçam o que estamos tentando realizar (…) Os sistemas operacionais foram concebidos em uma época onde não havia internet. Então, hoje, estamos anunciando um novo projeto que é uma extensão natural do Google Chrome – o Google Chrome Operating System. É a nossa tentativa de re-pensar o que um sistema operacional deve ser. ” Relata a equipe do google em seu blog

O Google Chrome OS será um sistema operacional de código aberto, a equipe de desenvolvimento promete velocidade, simplicidade e segurança. “Nós estamos projetando o sistema operacional para ser rápido e leve”.

O Google Chrome rodará nas arquiteturas x86 e ARM. A Google informa que está fechando parcerias OEM’s para trazer uma série de netboobks ao mercado no próximo ano com o sistema instalado de fábrica.

O que se sabe até agora é que o sistema rodará sobre um kernel Linux (era de se esperar) e trará uma série de ferramentas online do google que podem rodar no navegador e consequentemente nas plataformas Microsoft e Mac.

O Google Chrome SO é um projeto novo e distinto do Android, pelo contrário de que muitos pensavam, de que o Android viria aser uma plataforma para que a Google desenvolvesse seu próprio SO.

Esperemos 2010 para ver. A proposta da Google é de oferecer ferramentas de busca, office e várias outras que já são serviços oferecidos online pelo google, o sistema operacional, segundo informou a equipe de desenvolvimento, será baseado no vavegador Chrome e trará um novo conceito de SO.

Eis a pergunta que não quer calar: Qual seria o trunfo do sistema operacional do Google? já vimos várias tentativas de distros Linux, e o Chrome OS não deixa de ser mais uma distro, que não emplacaram como se esperava no início dos anos 2000 onde o sistema operacional do pinguim surgia como um messias libertador em alternativa ao monopólio da Microsoft. A grande barreira encontrada pelo Linux foi a necessidade de alguns ajustes e conhecimentos mais avançados para que programas da plataforma windows rodem, isso quando rodam satisfatoriamente.

Talvez até vire uma moda no início, mas quando os programas baseados em plataforma Microsoft se negarem a rodar no Google OS, então veremos a prova  definitiva, afinal de contas o usuário é quem determina qual sistema operacional emplaca.

Anúncios

Responses

  1. […] resposta do Google foi rápida, no ultimo dia 8 divulgou seus planos de lançar um sistema operacinal gratuíto voltado para Web baseado no seu navegador o Google Chrome. O sistema operacional que leva o mesmo […]

  2. a Google é poderosa, e tem chances de fazer seu sistema crescer rápido como anda fazendo seu navegado.

    No fim, ela esta aproveitando o momento em que internet é a alta e cada vez mais países como o Brasil estão se aproximando da realidade em rede que existe em países desenvolvidos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: