Publicado por: flavioguima | 9 janeiro, 2008

Intel Prevê que Vendas de PCs Poderão Alcançar 13 Milhões de Unidades em 2008

Intel Prevê que Vendas de PCs Poderão Alcançar 13 Milhões de Unidades em 2008 

Novas ofertas, segmentação e mais crédito devem elevar as vendas de PCs em mais de 25 por cento no Brasil no próximo ano

O ano de 2007 apresentou recordes em vendas de PCs no Brasil, como a Intel previu, com um aumento acelerado dos notebooks (superior a 100 por cento se comparado a 2006). E 2008 não será diferente. Seguindo a tendência deste ano, a empresa acredita que o mercado brasileiro de PCs terá um aumento entre 25 por cento a 30 por cento, chegando a cerca de 13 milhões de unidades vendidas, desde que as condições econômicas se mantenham.

As razões que continuam impulsionando da venda de PCs no mercado são, principalmente, a taxa baixa do dólar, a maior disponibilidade de crédito, a forte aspiração dos consumidores, a crescente concorrência que aumenta e diversifica os modelos e preços disponíveis no mercado e a demanda reprimida nas classes econômicas C e D.

“Percebemos que os usuários que já tiveram a experiência do primeiro computador sentem a necessidade de adquirir produtos com mais funcionalidades e maior poder de processamento, por exemplo como processadores dual ou quad core e notebooks, e os preços em queda acentuam ainda essa tendência,” analisa Elber Mazaro, diretor de Marketing da Intel.

Já nas classes A e B, a tendência de segmentação se consolida uma vez que estes consumidores pedem por produtos direcionados às necessidades específicas, como PCs dedicados a jogos, educação, centrais de mídia ou entretenimento, público infantil ou uso profissional.

Já os notebooks devem bater novos recordes, com vendas estimadas em 2,8 milhões de unidades, correspondendo a 21 por cento do total de PCs comercializados. A mobilidade continuará na pauta das empresas e consumidores domésticos. Em 2008, o Brasil se deparará com um crescimento exponencial de dispositivos móveis, cada vez com funções mais avançadas de multimídia, avalia a Intel.

A Intel também aposta que algumas tendências irão despertar em 2008 como a aquisição de PCs por meio de canais alternativos, como operadoras de telefonia, e a modalidade de pacote completo de serviços agregado que incluam desde a instalação, acesso à Internet e suporte técnico especializado, além do PC propriamente dito. E para esse tipo de atividade o ideal é o uso da tecnologia de processador Intel® vPro™, uma plataforma com capacidade de gerenciamento remoto, que permite acesso mesmo com as máquinas desligadas, tornando possível, a manutenção de softwares e atualização das máquinas.

O grande desafio dos próximos anos será o crescimento da oferta de banda larga na mesma velociadade em que mercado de PCs cresce. Segundo Mazaro, para isso será cada vez mais fundamental o desenvolvimento de uma infra-estrutura adequada, uma forte atuação do governo nesse sentido, definindo as regras e criando condições para os investimentos necessários, além do desfecho do leilões 3G e WiMAX que definirá os padrões e regras que o mercado deve seguir.

Já no aspecto da comunicação a Intel acredita que a Internet vem se mostrando um veículo cada vez mais poderoso no relacionamento com os consumidores e pretende investir mais de 20 por cento de sua verba anual de marketing em campanhas interativas e de marketing viral que ofereçam conteúdo capaz de prender a atenção do consumidor. Segundo Mazaro, as empresas que investem em pesquisa e conhecem profundamente seus consumidores como a Intel levarão vantagem neste setor, pois serão capazes de desenvolverem campanhas cada vez mais focadas e atraentes ao consumidor.

“O cenário brasileiro é otimista para o próximo ano. Mobilidade, processadores de núcleos múltiplos e internet banda larga são as bolas da vez. Mas apostamos: 2008 é a ponta do iceberg em muitas áreas para adoção da tecnologia,” finaliza Mazaro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: